Detroit in Darkness
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Basicão: funções das classes

3 participantes

Ir para baixo

Basicão: funções das classes Empty Basicão: funções das classes

Mensagem  Ives Qua Jan 26, 2011 12:19 pm

Galera, vou tentar postar de vem em quando uns artigos sobre o D&D pra falar das regras. Começamos com as funções das classes.

Essa 4ª edição, como vocês bem sabem, é totalmente inspirada nos MMORPGs dos computadores, não apenas a mecânica das regras, mas também o conceito de cada classe. Assim como no WOW temos os tanks, healers e dps, o D&D possui 4 funções básicas para os jogadores: defensor, líder, agressor e controlador.

- Defensor: o tank do grupo, o defensor tem mais PV e seus poderes geralmente chamam a atenção dos mobs para si. Dependendo da classe, o defensor pode atuar como uma função secundária, tipo, o Guerreiro pode ser um bom agressor, enquanto o Paladino também pode ser líder. São exemplos de defensores: Guerreiro, Paladino e Guardião;

- Líder: esse é o healer do grupo, e também o buffer. Os poderes do líder geralmente curam ou dão bônus aos aliados, e ainda que outras classes tenham uma cura limitada (como o Paladino) nenhum cura igual a um líder. Da mesma forma, os líderes podem desempenhar funções secundárias, tipo, o Clérigo usa armadura pesada e escudo, podendo dar uma de defensor; já o Bardo tem magias arcanas e pode funcionar como um controlador. São exemplos de líderes: Clérigo, Senhor da Guerra, Bardo e Xamã;

- Agressor: esse é o cara mau do grupo, o dps (damage per second). Os poderes do agressor causam muito dano em alvos isolados, eles raramente batem e mais de uma criatura, mas tendem a eliminar um alvo por vez com velocidade. Os agressores normalmente tem poderes para evitar o combate direto também, se evadindo e deixando o defensor encarar os monstros. São exemplos de agressores: Bruxo, Patrulheiro, Ladino, Bárbaro, Feiticeiro e Vingador;

- Controlador: por fim, o controlador é o cara que controla (dããããã...) a cena de combate. Ele poderia ser chamado de "debuffer" na linguagem dos MMOs, ou seja, o cara que dá penalidades aos inimigos. O controlador tem um bom dano em área, não tão forte quanto um agressor, mas geralmente atinge vários alvos de uma vez. Ele também causa vários efeitos secundários de imobilização ou debilita seus alvos de alguma forma. São exemplos de controladores: Mago, Druida e Invocador.

Atualmente nosso grupo está completo (contando que o bonitão apareça), temos 1 personagem de cada função. O bom é que na falta de um ou de outro podemos improvisar (exceto quando falta o líder, que fica sem cura).

E mais, apesar disso não parecer muito relevante, mas é bom vocês ficarem ligados, os monstros também possuem funções. E porque é importante prestar atenção nisso ao invés de simplesmente matá-los? Tudo é uma questão de tática, lembro de um combate em que um monstro controlador fez toda a diferença, pois ele tinha uma magia de área que limitou todos a uma ação apenas por turno.

Resumindo a parada pra não escrever muito, as funções dos monstros são:

- Soldado: esse monstro tem um ataque alto e defesas altas, mas causa pouco dano, ele geralmente é o tank dos monstros;

- Bruto: o bruto faz isso mesmo que o nome sugere, ele tem um dano elevado e muito PV, mas tem as defesas baixas, ou seja, bater nele é fácil, mas quando ele bate dói;

- Artilheiro: esse monstro prefere atacar à distância (com armas ou magia) e causa um bom dano, mas tem pouco PV, em contra-partida ele tem habilidade para se evadir do corpo a corpo, evitando os defensores e agressores próximos;

- Guerrilheiro: esse é um monstro malandro, ele tem um dano bom e geralmente muita habilidade para "passear" pelo combate e cobrir grandes distâncias. O alvo preferido dos guerrilheiros são os controladores e líderes que ficam na retaguarda do grupo, pois eles podem evitar a linha de frente do defensor e chegar até os oponentes de armaduras mais leves;

- Controlador: esse monstro atua exatamente como o jogador controlador, e na maioria dos casos é bom derrubar ele primeiro. Ele geralmente se esconde atrás de monstros soldados ou brutos;

- Líder: para os monstros essa não é uma função em si, mas uma "especialização" assim digamos. Qualquer função de monstro acima pode ser líder também, e neste caso ele também pode curar os monstros e/ou dar bônus pra eles;

- Elite: também não é uma função, e mais uma classificação de todas acima (inclusive líder e algo mais). O monstro elite vale por 2 monstros do mesmo nível. O PV dele é dobrado, ele causa mais dano e tem mais defesas, e quase sempre é capaz de realizar 2 ataques por turno (usando a padrão e a mínima). O XP dele também é dobrado;

- Solitário (ou solo): pra fechar, também uma classificação para qualquer monstro, o monstro Solo vale por 5 monstros do mesmo nível. Esse seria chamado de "boss" no computador, e pode dar conta de um grupo inteiro de aventureiros. Os monstros solo sempre são capazes de realizar várias ações num turno e tem muito (mais muito) PV. Um bom exemplo são os Dragões, todos eles (até os jovens) são monstros Solo.
Ives
Ives
Admin

Mensagens : 589
Pontos : 997
Data de inscrição : 20/11/2010
Idade : 43

Ficha do personagem
Nome: Denzel
Raça:: vampiro
Clã/Augúrio/Senda:: Gangrel

https://detroitwod.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Basicão: funções das classes Empty Resumindo

Mensagem  Humberto Qui Jan 27, 2011 5:16 am

Anão é o melhor!!!!
hehehehe
Humberto
Humberto
Ancestral
Ancestral

Mensagens : 218
Pontos : 265
Data de inscrição : 21/11/2010
Idade : 40

Ficha do personagem
Nome: James RYAN
Raça:: Vampiro
Clã/Augúrio/Senda:: Gangrel

Ir para o topo Ir para baixo

Basicão: funções das classes Empty Re: Basicão: funções das classes

Mensagem  Gnosman Qui Jan 27, 2011 9:56 am

Rapaz, qdo fala em funções de agressor, lider etc eu só me lembro do Bonitao na primeira sessao da gente nessa ultima edicao.

"Bonitao, faz um defensor pq defensor é o bicho!!!"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gnosman
Gnosman
Lendário
Lendário

Mensagens : 369
Pontos : 435
Data de inscrição : 21/11/2010
Idade : 33

Ficha do personagem
Nome: Antonio Banderas
Raça:: Vampiro
Clã/Augúrio/Senda:: Ventrue

Ir para o topo Ir para baixo

Basicão: funções das classes Empty Re: Basicão: funções das classes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos